fbpx

#Cafénomia – Crise energética da China. O que isso te impacta?

No centro de diversas preocupações globais, a China tem marcado território sendo um agregador de preocupações em todos os cantos do mundo. Entre elas, temos a constante preocupação com a escassez energética que pode prejudicar os demais países. Mas, o que isso tem a ver conosco?  A resposta para isso é direta, porém complexa, a Globalização

A globalização é o processo de expansão das influências dos países em que ela atinge níveis mundiais, onde os países interagem entre si, seja economicamente, politicamente ou culturalmente. Graças a isso, que se originou nas grandes navegações, pudemos ter a especialização de países através das vantagens comparativas (https://www.diagramainvestimentos.com.br/colunadiquinta-teoria-da-vantagem-comparativa-entenda-esse-conceito/), em que, por exemplo, possibilitou que o Brasil tenha uma grande especialização em produção de alimentos em escala mundial. Através disso, também foi possível que a China, ao longo do século XX, se especializasse em grandes cadeias de produção industrial e conseguisse gerar diversos produtos em larga escala e, o principal, a um preço extremamente baixo.

Dificilmente você irá olhar ao redor de sua sala e não ver, ao menos, um produto que tenha sido fabricado ou tenha peças fabricadas na China. De canetas a peças de computador, o mercado chinês conseguiu entregar, para todo o mundo, produtos a custos expressivamente mais baixos. E é aí que estão as preocupações do mundo com a crise energética chinesa. Se faltar energia na China, as fábricas que precisam de energia em abundância, vão ter que parar sua produção temporariamente, fazendo com que se diminua a produção de diversos produtos e com que seus preços fiquem mais caros. 

Sempre é possível que outros países comecem a produzir internamente para suprir essa falta, porém, as barreiras de entrada para esses mercados industriais nem sempre são facilmente ultrapassadas. Sem contar que, pelo menos momentaneamente, iremos ter um aumento nos preços dos produtos, ajudando a piorar a situação da inflação que está nos preocupando ultimamente.

Marcello Corsi Janota de Carvalho – Economista e Operador da Mesa de Renda Variável

Entre em contato conosco: (11) 99332-0861 | Rua Amazonas, 439 CJ 45 – São Caetano do Sul XP (ABC) | Av. Ibirapuera, 1753 – XP Moema – SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Em que podemos ajudar?
Olá 👋
Podemos te ajudar?