fbpx

#ColunaDiquinta – Afinal, o que é o capitalismo?

O capitalismo o sistema no qual o capital (empresas, estruturas e equipamentos usados na produção de bens e serviços) não pertence ao Estado, mas a particulares. Isso significa que o público possui empresas, correndo riscos com elas ao adquirir ações ou emprestando dinheiro em troca de títulos. As vezes, as pessoas fazem isso de forma direta, porém, em geral, fazem indiretamente por meio de fundos de previdência. Quase todos cidadãos de uma economia possuem, ainda que sem saber, ações de suas principais empresas graças a esses fundos de previdência.

Como rotulá-lo?

Diferente do socialismo, que é um sistema econômico relativamente unidimensional, o capitalismo é hibrido e complexo. Como são as pessoas e não os governos que dominam a economia, geralmente o capitalismo anda junto ao livre mercado. Na prática, as economias que hoje são chamadas de capitalistas, são na verdade economias mistas. Combinando o livre mercado com a intervenção governamental. Em alguns países essa intervenção é maior que em outros. E como a maioria dos países usam esse combo, é difícil definir o que é o capitalismo. Mas uma coisa é certa, nunca existiram economias 100% de livre mercado.

“O vício inerente ao capitalismo é a distribuição desigual de benesses; a virtude inerente ao socialismo é a distribuição por igual das misérias” – Winston Churchill

É difícil encontrar quem discorde que sob sistemas capitalistas, as economias ficaram mais ricas e saudáveis, desenvolveram-se mais depressa, criaram tecnologias mais sofisticadas e tiveram existências políticas mais tranquilas e sobreas do que sob outros sistemas. Quando o Muro de Berlim caiu, ficou claro que o capitalismo tinha deixado as economias ocidentais mais sustentáveis do que aquelas sustentadas antes pelo comunismo.

Mas o capitalismo é perfeito?

O capitalismo tem suas falhas, como assimetrias de informação entre seus agentes e, recentemente o ponto da sustentabilidade ambiental vem sendo levantado de maneira mais contundente. Porém, apesar de suas falhas, o capitalismo é o melhor meio encontrado para se administrar uma economia moderna e prospera.

E você, qual o seu sistema preferido?

Bruno Royo – Assessor de Investimentos da Diagrama

Entre em contato conosco: (11) 99332-0861 | Rua Amazonas, 439 CJ 45 – São Caetano do Sul XP (ABC) | Av. Ibirapuera, 1753 – XP Moema – SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Em que podemos ajudar?
Olá 👋
Podemos te ajudar?