fbpx

#ColunaDiquinta – Por que temos que estabelecer um Teto de Gastos?

Caso você não conheça o conceito de escassez na economia, é quando não há produção e distribuição de bens e serviços que atendam igualmente todo o conjunto da sociedade. Em economia, estudamos as escolhas feitas pelas pessoas diante de uma situação de escassez. Em outras palavras, a economia é a ciência da escassez.

Assim, quando um país não tem arrecadação suficiente para pagar todas as contas, temos um déficit no orçamento. Desta forma, entra o economista para ajudar a realocar os recursos, de maneira a melhorar o que a própria economia chama de bem-estar social, que tem como objetivo compreender a relação ação/benefício, priorizando o ato que ocorrerá o melhor resultado para a sociedade como um todo. Isto é feito, com base no Óptimo de Pareto (ou eficiência de Pareto), que define um estado de alocação de recursos em que é impossível realocá-los, tal que a situação de qualquer participante seja melhorada sem piorar a situação individual de outro participante.

Esse agente que ajuda nas alocações de recursos de acordo com a necessidade de uma nação, pode ser o Ministro da Economia (no caso do Brasil). Ou um economista, quando falamos de uma empresa. E até mesmo, o assessor de investimentos, quando falamos de nossa vida doméstica.

Concluindo…

Levando em conta que todos os recursos são escassos, temos que nos atentar que ao decidir fazer uma coisa, estamos abrindo mão de realizar outra no futuro. Esse custo de oportunidade é importante para indivíduos, empresas e governos.

Por exemplo, na plataforma de investimentos da XP, temos fundos de renda fixa com liquidez diária rendendo 6% (nos últimos 12 meses), enquanto a poupança, rendeu apenas 2,60% no mesmo período.

Por que investir na poupança se podemos ganhar mais em um produto semelhante? Ou quando decidimos “maratonar’ uma série de 16 temporadas, quando poderíamos escolher uma série com menos temporadas e aplicar o tempo restante em estudos (que resultará em evolução na vida profissional e pessoal).

Como já diz o ditado popular: Tempo é dinheiro!

Bruno Royo – Assessor de Investimentos da Diagrama

Entre em contato conosco: (11) 99332-0861 | Rua Amazonas, 439 CJ 45 – São Caetano do Sul XP (ABC) | Av. Ibirapuera, 1753 – XP Moema – SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Em que podemos ajudar?
Olá 👋
Podemos te ajudar?