fbpx

#ColunaDiquinta – Quinta é dia de feira!

Você já foi na feira e tentou pechinchar o preço das frutas e verduras?

A feira popular é o exemplo mais puro da base de todas as teorias econômicas, a Lei da Oferta e Demanda. Esta expressão, também conhecida como Oferta e Procura e foi utilizada pela primeira vez pelo economista escocês James Steuart em 1767. Anos depois, pelo “Pai” da economia, Adam Smith.

Como disse o pai de todos os economistas:

“O preço de mercado de uma mercadoria específica é regulado pela proporção entre a quantidade que é efetivamente colocada no mercado (oferta) e a demanda daqueles que estão dispostos a pagar o preço natural da mercadoria, ou seja, o valor total da renda fundiária, do trabalho e do lucro que devem ser pagos para levá-la ao mercado.”

Simplificando…

A oferta se refere à quantidade que os vendedores querem e estão dispostos a vender um produto. Já a demanda, se refere à quantidade que os consumidores querem e estão dispostos a comprar determinado bem.

Em resumo, a oferta diz respeito a quantidade de produtos ou serviços disponíveis para compra. Já a demanda, diz respeito a quantidade dos mesmos produtos e serviços que serão demandados pelos consumidores.

Outro lugar que temos a Oferta e Demanda na pratica, é na Bolsa de Valores

Para os investidores, a aplicação da lei da oferta e demanda acontece principalmente na Bolsa de Valores. Na compra e venda de ações, cotas de um fundo imobiliário ou outro ativo, sempre haverá vendedores e compradores. Ambos os lados definem um preço e a quantidade que estão dispostos a negociar. O preço final desse ativo será o encontro entre o preço e a quantidade considerada ideal para as duas partes, Equilíbrio de Mercado.

Qual o melhor mercado, a feira ou a bolsa?

Bruno Royo – Assessor de Investimentos da Diagrama

Entre em contato conosco: (11) 99332-0861 | Rua Amazonas, 439 CJ 45 – São Caetano do Sul XP (ABC) | Av. Ibirapuera, 1753 – XP Moema – SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Em que podemos ajudar?
Olá 👋
Podemos te ajudar?