NOTÍCIAS

#ColunaDiquinta – Quinta é dia de feira!

Você já foi na feira e tentou pechinchar o preço das frutas e verduras?

A feira popular é o exemplo mais puro da base de todas as teorias econômicas, a Lei da Oferta e DemandaEssa expressão, também conhecida como Oferta e Procura foi utilizada pela primeira vez pelo economista escocês James Steuart em 1767 e, anos depois, pelo “Pai” da economia Adam Smith.

Como disse o pai de todos economistas:

“O preço de mercado de uma mercadoria específica é regulado pela proporção entre a quantidade que é efetivamente colocada no mercado (oferta) e a demanda daqueles que estão dispostos a pagar o preço natural da mercadoria, ou seja, o valor total da renda fundiária, do trabalho e do lucro que devem ser pagos para levá-la ao mercado.”

Simplificando…

oferta se refere à quantidade que os vendedores querem e estão dispostos avender um produto. Já a demanda se refere à quantidade que os consumidores querem e estão dispostos a comprar determinado bem.

Em resumo, a oferta diz respeito a quantidade de produtos ou serviços disponíveis para compra. Já a demanda diz respeito a quantidade dos mesmos produtos e serviços que serão demandados pelos consumidores.

Outro lugar que temos a Oferta e Demanda na pratica, é na Bolsa de Valores

Para os investidores, a aplicação da lei da oferta e demanda acontece principalmente na Bolsa de Valores. Na compra e venda de ações, cotas de um fundo imobiliário ou outro ativo, sempre haverá os vendedores e os compradores. Ambos os lados definem um preço e a quantidade que estão dispostos a negociar. O preço final desse ativo será o encontro entre o preço e a quantidade considerada ideal para as duas partes, Equilíbrio de Mercado.

Qual o melhor mercado, a feira ou a bolsa?

Bruno Royo – Assessor de Investimentos da Diagrama

Entre em contato conosco: (11) 95091-2770 | Rua Amazonas, 439 – São Caetano do Sul (ABC) | XP

Foto: Leonardo Silveira/ Prefeitura de Vitória

Fale conosco

contato@diagramainvestimentos.com | +55 11 91061-9592

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.