NOTÍCIAS

Como estão as empresas que fizeram IPO em 2020?

No primeiro ano de pandemia, os IPOs na B3 bateram recorde, mas o cenário não foi positivo para todas.

Não é surpresa que a pandemia do coronavírus afetou bruscamente diferentes setores do mercado. As empresas que fizeram IPO em 2020 na B3 também foram impactadas. Para algumas, a capitalização surgiu como grande oportunidade, enquanto outras enfrentam a dificuldade de recuperação pós crise.

Entretanto, com o início da vacinação contra a doença, a expectativa para um ciclo econômico positivo voltou a surgir entre os analistas do mercado. De lá para cá, o Ibovespa atingiu marca histórica em seis pregões consecutivos e opera em relativa alta.

Apesar disso, há discrepância entre os retornos das empresas que abriram capital em 2020. O destaque positivo vai para setores de tecnologia e logística, que aumentaram a demanda durante a crise do coronavírus, enquanto construtoras e representantes do varejo tiveram dificuldade em crescer.

Os dois maiores destaques são as empresas de tecnologia Locaweb (LWSA3), que estreou na Bolsa em fevereiro, e Meliuz (CASH3), cuja negociação de papéis começou em novembro. Ambas tiveram, respectivamente, crescimento de 548,71% e 352,72% desde o início das movimentações até o fechamento da segunda-feira (21), segundo dados disponibilizados pela Economatica. Em seguida, aparece a 3R Petroleum (RRRP3), que teve crescimento de 132,67% desde novembro, quando estreou na Bolsa.

Do outro lado do ranking, Moura Dubeux (MDNE3) e D1000 Farma (DMVF3) tiveram as maiores quedas. A construtora, que iniciou a capitalização em fevereiro, caiu 44,89%. Já a varejista de farmácias entrou em queda de 42,53% de agosto até o fechamento de segunda-feira (21).

Em relação aos IPOs para 2021, os analistas alertam que podem surgir grandes oportunidades. Mas aponta que o investidor precisa ter ciência de que o risco da empresa não cumprir as promessas durante a capitalização também existe e pode prejudicar o desempenho.

Os especialistas ainda afirmam que o que tem gerado crescimento é a concretização do que foi prometido durante a capitalização, especialmente as aquisições. Como é o caso da 3Petroleum, que divulgou aquisição da Duna Energia nesta terça-feira (22), e da Locaweb (LWSA3).

Cenário em 2021

Assim como 2020 bateu recorde com 28 IPOs calculados em R$ 43 bilhões, os analistas acreditam que este ano o número e os valores devem ser maiores. Até esta quarta-feira (23), já foram 26 calculados em R$ 36 bilhões. Para Chvaicer, a oportunidade de entrar com as mesmas condições que os “tubarões” é o grande atrativo, pois como a negociação movimenta grandes volumes.

A explicação é que, mesmo com a retoma da economia e o aumento da Selic uma vez que o investidor inicia a alocar recursos em ativos de renda variável, “é uma caminho sem volta”, devido ao retorno superior à renda fixa.

Fonte: E-investidor

Entre em contato conosco: (11) 99332-0861 | Rua Amazonas, 439 CJ 45 – São Caetano do Sul XP (ABC) | Av. Ibirapuera, 1753 – XP Moema – SP.

Fale conosco

contato@diagramainvestimentos.com | +55 11 91061-9592

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.