NOTÍCIAS

Fed mantém juros nos EUA próximos de zero, mas enxerga melhora da economia e avanço da inflação

Apesar de apontar a força econômica e também a inflação em alta, o Fomc decidiu por unanimidade não fazer nenhuma alteração em sua estratégia atual.

O Federal Reserve decidiu manter a taxa de juros nos Estados Unidos e as compras de títulos mensais, apesar de reconhecer que a economia está em aceleração no país.

O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) manteve as taxas de curto prazo próximas de zero enquanto segue com as compras de pelo menos US$ 120 bilhões em títulos por mês.

Apesar de apontar a força econômica e também a inflação em alta, o Fomc decidiu por unanimidade não fazer nenhuma alteração em sua estratégia atual.

O comunicado do Fed afirma que os esforços para combater a pandemia da Covid-19 ajudaram a impulsionar a economia americana, embora ainda há mais que precise ser feito. “Em meio ao progresso nas vacinações e forte apoio às políticas, os indicadores de atividade econômica e de emprego se fortaleceram”, disse o comitê.

“Os setores mais afetados pela pandemia continuam fracos, mas mostraram melhorias”, diz o texto. “A inflação subiu, refletindo em grande parte fatores transitórios. As condições financeiras gerais permanecem acomodatícias, em parte refletindo medidas de política para apoiar a economia e o fluxo de crédito para famílias e empresas dos EUA”.

Apesar do otimismo, a autoridade americana diz que o avanço da economia ainda depende do curso da pandemia. “A atual crise de saúde pública continua pesando sobre a economia, e os riscos para as perspectivas econômicas permanecem”, diz o comunicado. Na reunião de março, esse trecho incluía “emprego” também, indicando que os diretores do Fed estão percebendo uma melhora no mercado de trabalho.

A decisão ocorre um dia antes do Departamento de Comércio divulgar os números preliminares do PIB do primeiro trimestre, que devem mostrar um ganho de 6,5%. A maioria dos economistas, incluindo os do próprio Fed, espera que os EUA tenham seu melhor ano desde pelo menos 1984.

Fonte e Imagem: Infomoney

Entre em contato conosco: (11) 99332-0861 | Rua Amazonas, 439 CJ 45 – São Caetano do Sul XP (ABC) | Av. Ibirapuera, 1753 – XP Moema – SP.

Fale conosco

contato@diagramainvestimentos.com | +55 11 91061-9592

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.