NOTÍCIAS

Petróleo e temor inflacionário podem abalar outros mercados

O avanço dos preços do petróleo pode causar um impacto mais amplo em várias classes de ativos caso investidores, preocupados com a inflação, acreditem que a oferta ficará ainda mais apertada depois do fracasso da Opep+ em chegar a um acordo para aumentar a produção.

Com o surpreendente colapso das negociações, condições mais apertadas da oferta de petróleo e pressão de alta sobre os preços – pelo menos no curto prazo – aumentam o temor inflacionário que desafia bancos centrais e traz turbulência aos ativos de risco.

Os futuros do petróleo tipo Brent ultrapassaram US$ 77 pela primeira vez desde 2018 nesta semana, o que elevou as ações globais de energia.

“O rali do petróleo encapsula nitidamente a narrativa mais ampla de reflação”, disse Ilya Spivak, responsável por Grande Ásia no DailyFX. A valorização mais forte das cotações poderia aumentar o senso de urgência do Federal Reserve para apertar a política monetária, levando a uma ampla reversão do apetite por risco que puxaria para baixo ações, petróleo e outros ativos sensíveis à percepção do mercado, disse.

Depois de vários dias de conversas tensas, a Opep e aliados abandonaram a reunião de segunda-feira. Um desacordo sobre como medir os cortes de produção encerrou um pacto provisório para aumentar a produção e rapidamente se transformou em uma disputa pessoal e pública atípica entre a Arábia Saudita e os Emirados Àrabes Unidos.

Ainda assim, a reação relativamente modesta em outros mercados até agora sugere que investidores também estão cautelosos sobre as implicações de longo prazo da crise na Opep+.

Se os Emirados Árabes Unidos deixarem o cartel, existe risco de os produtores aumentarem a oferta, o que pode acabar por derrubar as cotações do petróleo.

Fonte: MoneyTimes | Imagem: Reuters/ Angus Mordant

Entre em contato conosco: (11) 99332-0861 | Rua Amazonas, 439 CJ 45 – São Caetano do Sul XP (ABC) | Av. Ibirapuera, 1753 – XP Moema – SP.

Fale conosco

contato@diagramainvestimentos.com | +55 11 91061-9592

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.