fbpx

Seis indicadores que o investidor precisa acompanhar diariamente

Performance do Ibovespa no dia anterior

Índice Bovespa (Ibovespa) é o mais importante indicador do desempenho médio das cotações das ações  negociadas na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). Ele serve como parâmetro para os investidores de renda variável, já que reflete o comportamento das principais ações negociadas. Assim, saber os motivos dele ter fechado em alta ou em baixa ajuda quem investe na bolsa de valores. Quando o Ibovespa fecha ou abre “em baixa” significa que o índice de fechamento do pregão foi ou está inferior ao índice de fechamento do pregão do dia anterior. A lógica para “fechar ou abrir em alta” é a mesma.

Performance das bolsas mundiais

As informações sobre o mercado externo, com as principais bolsas do mundo, além de tudo sobre commodities e moedas emergentes são importantes.

Ter informações sobre outros países, sobretudo em relação a seus mercados de capitais, é de extrema importância hoje em dia. Afinal, em um mundo cada vez mais globalizado, a economia de outros países pode impactar a economia brasileira.

Panorama de moedas estrangeiras

As moedas estrangeiras são importantes para a economia global. O dólar, por exemplo, é considerado a moeda de reserva cambial dos principais países do mundo. Dessa forma, é considerada a que mais circula no mercado.

Além disso, ele é usado para quantificar o preço do barril de petróleo bruto, do ouro e de outras commodities, o que interessa a diversos países, inclusive o Brasil. Outro fator importante é que muitos bancos internacionais usam o dólar para fazer grande parte de seus negócios.

A moeda é a mais forte e estável da economia internacional, e este é um dos motivos que fazem todos os países olhar para ela. Saber sobre a cotação do dólar também pode ajudar o investidor a aportar em fundos cambiais ou até mesmo em ações estrangeiras. Identificar novas oportunidades no mercado financeiro nunca é demais.

Panorama econômico (nacional e internacional)

O Abertura de Mercado também conta com as análises sucintas de Bruno Lima. O especialista em renda variável, que possui 15 anos de experiência no mercado, explica o que pode ter puxado determinada alta ou queda de uma certa empresa, além de analisar notícias que podem impactar a bolsa de valores.

Análise fundamentalista

A análise fundamentalista leva em conta a concorrência de uma determinada empresa no setor e o histórico de execução dos executivos dela, além de outras regras. O preço justo de uma ação é uma das premissas da análise fundamentalista, que consiste em avaliar as perspectivas de uma determinada companhia. Ou seja, avaliar a situação financeira dela e até onde ela pode chegar no longo prazo.

Há diversos fatores que os especialistas que usam essa tese como base olham antes de indicar uma ação. Mas o objetivo principal é sempre buscar uma companhia que tenha o maior potencial de lucro possível.

É sempre importante que o investidor entenda sobre a análise fundamentalista, mas consulte o time de assessores da Diagrama para qualquer dúvida, para não ocorrer de vender ou não vender um papel ou comprar determinada empresa na bolsa na hora errada.

Análise técnica

Ela consiste no estudo de mercado por meio de gráficos, índices e tendências. Em relação ao curto prazo, a análise técnica, também conhecida como análise gráfica, pode ser importante.

Isso porque o analista técnico tem a capacidade de relacionar a movimentação das empresas com a reação dos investidores em relação a qualquer tipo de notícia ou movimentação. Portanto, com este tipo de análise, é possível enxergar prováveis alterações nos preços. Além disso, o analista técnico considera, por exemplo, a emoção dos investidores, algo que os fundamentalistas não levam em conta.

Fonte: ExameInvest | Imagem: Reserva Ativa

Entre em contato conosco: (11) 99332-0861 | Rua Amazonas, 439 CJ 45 – São Caetano do Sul XP (ABC) | Av. Ibirapuera, 1753 – XP Moema – SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Em que podemos ajudar?
Olá 👋
Podemos te ajudar?