fbpx

Selic vai a 4,25%, mas Banco Central já antecipa novo número em Agosto

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central optou, por unanimidade, ajustar a taxa selic de 3,5% ao ano para 4,25% ao ano, mostra um comunicado enviado à imprensa nesta quarta-feira (16).

O ajuste de 75 pontos-base era amplamente esperado pelos economistas, apesar de as apostas do mercado terem se elevado nos últimos para um aumento de 1 ponto percentual.

“Para a próxima reunião, o Comitê antevê a continuação do processo de normalização monetária com outro ajuste da mesma magnitude”, cravou o BC antecipando uma Selic a 5% em seu próximo encontro.

Desde março, quando deu início ao atual ciclo de alta dos juros, o BC vinha afirmando que estava promovendo um processo de normalização parcial do estímulo monetário. O termo indicava a intenção de aumentar a Selic mas sem eliminar o estímulo à economia, mantendo o juro básico abaixo do patamar considerado neutro –em torno de 6,5%, segundo cenário citado recentemente pelo próprio BC. Essa comunicação foi agora alterada.

O BC disse, ainda, que antevê outro ajuste de 0,75 ponto percentual na taxa Selic, frisando que “uma deterioração das expectativas de inflação para o horizonte relevante pode exigir uma redução mais tempestiva dos estímulos monetários”.

Fonte: MoneyTimes | Imagem:  Flickr/Rodrigo Oliveira/Caixa Econômica Federal

Entre em contato conosco: (11) 99332-0861 | Rua Amazonas, 439 CJ 45 – São Caetano do Sul XP (ABC) | Av. Ibirapuera, 1753 – XP Moema – SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Em que podemos ajudar?
Olá 👋
Podemos te ajudar?